Topo

André Rocha

Falta de senso coletivo faz nosso futebol ser mais Mourinho que Guardiola

André Rocha

01/08/2017 10h26

O debate atual do futebol brasileiro é a dificuldade dos times que ficam com a bola para furar as defesas. A posse normalmente é inócua, não há infiltração e resta tocar, tocar e levantar a bola na área. Ou compensar a falta de criatividade com marcação pressão no campo de ataque e com a bola roubada com a defesa saindo surpreender o rival.

Mas para furar tem que abrir primeiro. E historicamente o nosso jogador aprendeu a escancarar as defesas através do drible. Da vitória pessoal. Do "pra cima deles!" Só que os melhores estão na Europa: Neymar, Douglas Costa, Willian, Philippe Coutinho…Exatamente porque os treinadores do Velho Continente, especialmente Pep Guardiola, perceberam que para fazer o jogo posicional e desmontar a defesa rival precisam do talento que ao se livrar de um ou dois oponentes mata a coordenação da marcação por zona.

No tempo certo, dentro de um trabalho coletivo. Normalmente com a jogada iniciando de um lado e a bola sendo invertida para o driblador ficar no mano a mano, com a cobertura atrasada para ou driblar na direção da linha de fundo ou cortar para dentro e finalizar.

No Brasil normalmente ficam (ou voltam) os ligeirinhos. Aqueles que sabem driblar, mas em velocidade. Com espaço para correr. O dilema é que, pela necessidade de resultados imediatos, são os conceitos atuais na fase defensiva os mais utilizados.

Compactação, pressão no adversário que tem a bola, coberturas, posicionamento. Tudo isso já aprendemos. Porque basta olhar nossa história vencedora para notarmos a repetição de um mantra: "Se defendermos bem, na frente nosso talento decide". Desde a implantação da linha de quatro na retaguarda em 1958 e 1962, passando por Zagallo e todos atrás da linha da bola em 1970, o "fecha a casinha e bola para Bebeto e Romário" em 1994 e os três zagueiros, Gilberto Silva e Kléberson com Felipão em 2002 para Rivaldo e os Ronaldos definirem o último título mundial canarinho.

Sempre na individualidade, no lampejo, na jogada genial. Na vitória sobre os marcadores. Tempos de encaixes individuais, marcação tendo o jogador como referência. Hoje o que vale é fechar o espaço onde está a bola. Conceito radicalizado por José Mourinho para se defender contra o Barcelona de Pep Guardiola. Ocupação inteligente do campo para negar brechas e vencer no erro do oponente.

Tite foi o treinador brasileiro mais atento. Primeiro para trazer para cá o que de mais moderno se praticava no mundo na marcação por zona. Com as conquistas do Corinthians mudando o patamar e passando a atuar como favorito na maioria das partidas, sentiu necessidade de se reciclar ofensivamente.

Viajou, estudou e acrescentou as triangulações e a movimentação das peças para abrir as defesas e o talento definir no último terço. Assim ganhou o Brasileiro de 2015 no retorno ao Corinthians e colocou a seleção brasileira na Copa da Rússia com desempenho e resultados nas Eliminatórias.

Qualidade em função do coletivo. Um senso que nos falta no dia a dia. Dentro de uma cultura individualista distorcida, na base do "salve-se quem puder" ou só os mais fortes ou os mais "espertos" sobrevivem. Não a ideia de que se todos brilharem o todo será mais forte. No futebol, o estereótipo do garoto que se destaca na peneira pelos dribles e gols. Porque foi fominha e não deu a bola para ninguém. "Primeiro eu".

Vale para estourar na base e parar no profissional. Ou ser exportado precocemente. Porque se destacou no meio da multidão. O menino é estimulado a pensar em si desde cedo: "quer dar uma vida melhor para sua família? então pega a bola e vai para cima". Trabalhar para a equipe? Só com vida resolvida. Dele, da família, do empresário…

Como convencê-lo a se movimentar para facilitar o trabalho do companheiro? Como pedir ao centroavante para ser pivô ou arrastar os zagueiros para um lado e outro fazer o gol se ele aprendeu que para estar na capa dos jornais e sites tem que botar a bola nas redes? Como ensinar a tocar e se deslocar quem ouviu a vida toda "para cima deles!"?

Há também a transferência de responsabilidade. O "tirar da reta" para não ser o vilão de torcidas cada vez mais histéricas, nos estádios e nas redes sociais. Quando se observa um time trocar passes, abrir no lateral e todo mundo correr para a área, há várias mensagens possíveis. A do jogador que vai levantar na área, mesmo com todos marcados, para se livrar de um problema. Os que entraram na área esperam receber o passe preciso para fazer o gol e levar os méritos. Se a zaga cortar, não foi culpa deles.

O futebol atual exige manobras em equipe. O atacante central que recua para o ponteiro entrar em diagonal. A movimentação trazendo todos os marcadores adversários para um setor e inverter o lado rapidamente para encontrar alguém livre. Complementa a jogada quem estiver melhor posicionado. Ação de ataque otimizada para ser eficiente.

Não fomos educados para isso. Por isso batemos no muro e voltamos. E seguimos tentando da mesma forma esperando que o adversário erre de tanto insistirmos. Eis a explicação para tantas vitórias de visitantes, de quem não faz questão de ter a bola. Exatamente para vencer nos contragolpes. Com espaços para os ligeirinhos acelerarem e consagrarem os centroavantes. O meia não precisa do toque mais criativo. O passe só tem que ser preciso.

A vida moderna nos fez desaprender a alternar os ritmos. É pisar no acelerador até o fim. Sentir mais do que pensar. É "raça, disposição, fé em Deus". Mas Johan Cruyff e tantos outros mais lúcidos disseram que o jogo começa na cabeça e os pés apenas executam. Raciocinamos pouco. Por isso esse jogo mais físico que cerebral.

A inteligência se limita a encontrar maneiras de não sofrer gols. O futebol jogado no Brasil é mais Mourinho que Guardiola. Tite encontrou em Carlo Ancelotti um meio termo, bebendo nas duas fontes. Assim como Zidane, Allegri e até os outrora radicais da intensidade Klopp e Simeone. Buscando times que jogam com posse ou em transição. Inteligentes.

Por isso o comandante da seleção brasileira segue como carro-chefe puxando os demais treinadores. O segredo é a capacidade de convencer a compartilhar o sucesso quem sempre aprendeu a se virar sozinho.

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.