Topo

André Rocha

Susto no Real Madrid veio na semifinal. Má notícia para o Grêmio

André Rocha

13/12/2017 17h17

Nunca saberemos se com o goleiro Al Khaseif durante os 90 minutos o Al Jazira não conseguiria o feito inacreditável que ensaiou em um primeiro tempo que só o futebol é capaz de proporcionar.

O Real teve 71% de posse de bola e finalizou 15 vezes contra duas –  sete no alvo. Mas Al Khaseif fez pelo menos cinco defesas importantes, além de dois lances irregulares em que a bola foi para as redes. Em um contragolpe rápido, o gol de Romarinho.

Podia ter virado dois a zero não fosse o impedimento, por centímetros, de Boussoufa. O meia pela direita do 5-4-1 do time árabe que, além da atuação impressionante do goleiro, teve como mérito um sistema defensivo organizado para fechar as infiltrações pelo meio ou diagonal. Por isso a maioria das oportunidades do Real foram consequência de jogadas pelos lados. Primeira etapa de 28 cruzamentos, 60 no total.

A virada do time merengue se deu pelo abismo de intensidade e preparação física entre as equipes. Também pela saída de Khaseif aos cinco da segunda etapa para a entrada de Al Senaani. No primeiro ataque do bicampeão europeu depois da troca de goleiros no adversário, Modric achou Cristiano Ronaldo e veio o empate.

Com Lucas Vázquez, Asensio e Bale, este entrando antes do planejamento inicial que previa o aproveitamento do galês só no sábado, a bela jogada que terminou no gol do camisa onze. Virada com sofrimento, mas um tanto inevitável. Foram nada menos que 32 finalizações. Quatro bolas na trave numa noite infeliz de Karin Benzema.

A má notícia para o Grêmio é que o susto no grande favorito no Mundial de Clubes veio antes da final. A tendência é que o Real Madrid entre completo, com Carvajal, Sergio Ramos e Toni Kroos que ficaram no banco. Mas a principal mudança deve ser na concentração e na seriedade, especialmente nas finalizações. Sem dar chances para o azar.

O time de Renato Gaúcho ainda pode fazer história, mas a missão, em tese, ficou mais complicada.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.