Topo

André Rocha

Racing atropela Vasco na noite das escolhas infelizes de Zé Ricardo

André Rocha

19/04/2018 21h12

É difícil se defender contra o Racing no Cilindro, em Avellaneda. O time de Eduardo Coudet tem muito volume de jogo na execução do arrojado 4-1-3-2. Também movimentação, com os meias Centurión, Solari e Zaracho se juntando a Lisandro López e Lautaro Martínez. Com o apoio incondicional de sua gente a missão fica ainda mais complicada.

Mas Zé Ricardo facilitou com uma formação que só faltou estender tapete vermelho para o time da casa atacar durante 45 minutos pela direita. Evander não tem intensidade para atuar pelo lado e deixou Henrique sozinho. Contra o lateral Saravia e mais Zaracho ou Centurión e Lisandro ou Lautaro. Mobilidade, trocas de passes e as arrancadas com dribles de Zaracho, o melhor em campo.

Por ali saíram dois gols, de Centurión e Lautaro. E dois pênaltis. O primeiro inexistente, do próprio Evander sobre Saravia e outro de Erazo derrubando Lautaro. Lisandro bateu ambos pessimamente para defesas de Martín Silva. No total, foram nove finalizações, sete no alvo. Podia ter terminado 4 a 0. E Zé Ricardo nada fez para corrigir.

Talvez porque o Vasco ofensivamente até criou alguns problemas, aproveitando os buracos que o time argentino deixa entre os quatro da defesa mais o volante Nery Domínguez e os cinco mais ofensivos. Mas foram cinco finalizações e nenhuma na direção do jovem goleiro Juan Musso.

Só no intervalo Zé Ricardo agiu. Trocou Evander por Rildo e mexeu na linha de meio-campo do 4-1-4-1 cruzmaltino. Wellington foi para o lado direito, Wagner centralizou e Rildo ficou pela esquerda. Até corrigiu razoavelmente o problema defensivo, mas não conseguiu conter o "arrastão" do Racing no início da segunda etapa.

Primeiro um golaço de Zaracho em bela arrancada e depois mais um pênalti, desta vez convertido por Lisandro, que correu o risco de repetir Martín Palermo desperdiçando três cobranças. Com 3 a 0 no placar, porém, ficou mais fácil ser corajoso. Depois foi controlar e descansar Lautaro e Centurión, além da substituição na volta do intervalo para preservar o zagueiro Sigali, já com cartão amarelo. Entrou Barbieri, que seguiu com pouco trabalho na segunda etapa.

Zé Ricardo só foi efetuar a segunda substituição ao 40 minutos da segunda etapa. Caio Monteiro no lugar do volante Bruno Silva. E acabou o jogo goleado com uma mudança a fazer. Difícil entender, ainda que o elenco não ofereça tantas opções assim.

No total, 62% de posse do Racing e 14 finalizações, dez no alvo. Um 6 a 0 não teria sido nenhum absurdo. Atropelo  do líder do Grupo 5, agora com sete pontos em três rodadas. O Vasco se complica, inclusive no saldo de gols que pode definir a segunda vaga. Agora está em cinco negativos. Mas serão duas partidas em São Januário para se recuperar.

A missão de Zé Ricardo é reorganizar o time com escolhas mais felizes e menos questionáveis que em Avellaneda.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.