Topo

André Rocha

Alívio do Corinthians, agonia do Vasco. Sofrimento para todos

André Rocha

17/11/2018 21h04

O contexto de Corinthians x Vasco amplificou todas as características do futebol jogado atualmente no Brasil: muito sentido e sofrido, pouco pensado e treinado. Improvisação sob pressão de camisas pesadas, mas times indigentes.

Tortura para o torcedor envolvido emocionalmente com a saga para se afastar do Z-4, penúria para o espectador neutro que busca algum vestígio de qualidade de jogo coletivo. Para o analista…com toda sinceridade, apenas o dever de ofício e profundo amor pelo esporte bretão.

O Corinthians pena porque Jair Ventura ainda confunde organização com um time engessado. Poucas ideias a ponto de, no final de 2018, apelar para Danilo, 39 anos e naturalmente acima do peso para um atleta profissional. Pela experiência, presença de área, capacidade de reter a bola e inteligência quando o corpo consegue responder ao raciocínio.

O Vasco nem isso. Sem Maxi Lopez, por conta de um corte no pé direito, e com a queda de desempenho de Yago Pikachu, foi a São Paulo entregue à própria sorte. No abandono de um ambiente político conturbado e as piores perspectivas em caso de rebaixamento – financeiramente seria o caos pelas mudanças nas cotas de TV e considerando que a gestão Eurico Miranda gastou antecipado.

Para piorar, o treinador Alberto Valentim expulso pelo fraco árbitro Wilton Pereira Sampaio na saída para o intervalo por exagerar na reclamação de um escanteio marcado além dos acréscimos.

Jogo duro. De suportar para o apaixonado. De ver para quem se propôs a acompanhar. Pikachu deu espaço generoso para Fagner cruzar, Raul não acompanhou Mateus Vital, que cabeceou nas redes de Fernando Miguel. Gol da revelação vascaína que não comemorou. Por respeito a quem não teve como mantê-lo. Por seguidas gestões incompetentes e irresponsáveis. Sintomático.

Mesmo com domínio da posse de bola (55%) e 15 finalizações contra nove – quatro a dois no alvo. A última do zagueiro Henriquez no travessão, já nos acréscimos. Ainda um pênalti claro de Danilo Avelar em Marrony um pouco antes – o erro grave de arbitragem não podia faltar, até para monopolizar o debate sobre a partida e servir como cortina de fumaça para a ausência de virtudes…Era preciso somar três pontos. Ao menos um. Agora é agonia.

Alívio para o Corinthians. Mesmo com 38 lançamentos e das 38 rebatidas. Apenas 251 passes trocados. Apesar de tudo, a missão foi cumprida. E no momento só é possível para o (ainda) atual campeão brasileiro entregar o resultado. Puro e simples. Muito pouco.

No apito final, sopapos e pontapés numa catarse para extravasar o resto de tensão represada. Emblemático para os tristes tempos para Corinthians e Vasco. O único sorriso possível é de quem se livra do desespero. Fiel retrato do que se joga no país.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.