Topo
Blog do André Rocha

Blog do André Rocha

Categorias

Histórico

Maracanã volta para o governo. Boa hora para a dupla Fla-Flu cair na real

André Rocha

2019-03-20T19:12:33

19/03/2019 12h33

Os colegas Mauro Cezar e Rodrigo Mattos já relataram em seus blogs aqui no UOL Esporte a situação do Maracanã, com o rompimento do governo estadual do Rio de Janeiro com a Odebrecht e a volta do estádio para a gestão pública. Temporariamente com a FERJ e podendo voltar à SUDERJ.

O fato é que o estádio não é rentável para o administrador sem mudanças no entorno que gerem novas receitas, como a construção de um shopping, por exemplo – tema complexo que gerou o "congelamento" da ideia pelo então governador Sérgio Cabral logo depois que a Odebrecht assumiu. Se o governo ficar em definitivo não se sabe quais serão as bases de negociação com os clubes nem as taxas propostas. Sem contar que um novo governador daqui a quatro anos, caso Wilson Witzel não seja reeleito, pode querer mudar tudo.

Seja como for, a hora é boa para Flamengo e Fluminense caírem na real e pensarem na construção de um estádio. Ou estádios, caso queiram agir em separado, o que não parece muito inteligente, especialmente para o tricolor afundado em crise financeira. Por maior que seja o hábito de ir ao estádio e a cultura do Maracanã esteja enraizada no carioca, já está mais do que provado que não é um bom negócio.

Boas arrecadações são espremidas e pouco sobra para os clubes, verdadeiros protagonistas do espetáculo. O Fluminense pagar para jogar no Maracanã no cenário atual é absurdo. É o momento de criatividade, buscar parceiros e entrar nessa com o Flamengo, ainda que os contratos fiquem mais vantajosos para o rival mais poderoso economicamente e também na capacidade de colocar gente no estádio.

Vasco com São Januário, Botafogo com o Nílton Santos e Fla-Flu com um novo estádio. E o governo que se vire com seu "equipamento", que poderia ficar com os clássicos dentro de uma negociação interessante para os clubes. A gestão do Maracanã explora Fla e Flu porque ambos precisam de um local para mandar seus jogos. Não tem que ser assim e o momento é de ação para reescrever a história.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.

Mais Blog do André Rocha