Topo
Blog do André Rocha

Blog do André Rocha

Categorias

Histórico

Sampaoli redime o Santos no estilo reativo "à brasileira"

André Rocha

2023-03-20T19:21:35

23/03/2019 21h35

Gol de bola parada no início com Carlos Sánchez em cobrança de falta que passou por todo mundo, inclusive o goleiro Julio César. Depois alternou um trabalho defensivo mais posicionado e pressão na saída de bola para roubar a bola e acelerar nos contragolpes, quase sempre procurando Rodrygo. Matou o jogo no segundo tempo com o gol de Diego Pituca em outra recuperação de bola com transição ofensiva em velocidade.

Esta poderia ser a descrição da vitória de um dos muitos times brasileiros que apelam para um estilo mais reativo. Mas foi do Santos de Jorge Sampaoli nos 2 a 0 sobre o Red Bull Brasil no Pacaembu. Reagindo à proposta da equipe de Antonio Carlos Zago, que também busca o controle do jogo a partir da posse de bola e construiu a melhor campanha na fase de grupos.

O time de Campinas sentiu o peso do jogo no início e Ytalo perdeu chances inacreditáveis. Depois se acalmou e impôs sua maneira de jogar, alternando Osman e Claudinho nas pontas e rodando a bola. Mas finalizou pouco – nove no total, só três no alvo. Também porque a postura santista, embora menos arrojada, manteve a intensidade e a busca da superioridade numérica no setor da bola.

As ideias do treinador argentino estavam em execução, mas se adaptando ao contexto da disputa. Às demandas do jogo. Com Sasha mais adiantado, entrando no "vácuo" das ausências de Soteldo, Derlis González e Cueva, a serviço de suas seleções. Mas Jean Mota pisando na área, assim como os ponteiros Sánchez e Rodrygo entrando em diagonal. Depois Copete entrou na vaga de Sasha e também deu trabalho, participando do segundo gol. Com Pituca se juntando ao quarteto ofensivo.

Boa vantagem construída com apenas 44% de posse, 214 passes certos e 48 lançamentos. Mas 18 finalizações, quatro no alvo. Objetividade que faz Sampaoli redimir o Santos depois de três partidas sem vencer, nem marcar gols. Jogando mais "à brasileira", porém ainda com a assinatura do argentino. Deve repetir no jogo da volta, administrando o que conquistou no Pacaembu.

(Estatísticas: Footstats)

 

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.

Mais Blog do André Rocha