Topo
Blog do André Rocha

Blog do André Rocha

Categorias

Histórico

Um ponto e pouca bola. A matemática do drama gremista na Libertadores

André Rocha

2004-04-20T19:23:17

04/04/2019 23h17

Um ponto em três rodadas. 11% de aproveitamento e só não é o lanterna do Grupo H da Libertadores depois da derrota por 1 a 0 para a Universidad Católica no San Carlos de Apoquindo porque o Rosario Central levou 2 a 0 do Libertad e, com três gols negativos de saldo, ficou abaixo dos -2 do time gaúcho.

O último brasileiro campeão da Libertadores até aqui entregou muito pouco em desempenho e, por isto, os resultados são decepcionantes. Em especial a derrota para o Libertad em Porto Alegre na única partida em casa no "turno" do grupo.

No Chile, a primeira vez da dupla Luan-Tardelli na frente foi infeliz pela atuação muito abaixo do camisa sete, destaque da conquista de 2017. Também a defesa com problemas no lado esquerdo que viu a jogada bem trabalhada do oponente que terminou no cruzamento da direita de Magnasco e o gol de Saéz. Reação na segunda etapa com André na vaga de Luan, mas de novo faltou contundência na frente.

Agora a matemática torna tudo mais dramático e a sequência de jogos não ajuda. Na próxima rodada enfrenta o Rosario Central na Arena. Tudo para chegar aos quatro pontos, apesar da pressão. Mas se a Católica em casa vencer o líder Libertad, ambos ficarão com nove pontos. Cinco de vantagem sobre o Grêmio para administrar em duas rodadas. Sendo que chilenos e paraguaios ainda enfrentam os argentinos já eliminados. O pior cenário.

O melhor, em tese, seria o Libertad vencer no Chile, disparar na liderança, garantir a vaga nas oitavas e chegar menos intenso no Defensores del Chaco para o duelo da quinta e penúltima rodada. Se não vencer como visitante só caberá ao time brasileiro a despedida melancólica em casa contra a Universidad Católica e a vaga na Sul-Americana.

Improvável para o campeão há dois anos e semifinalista em 2018. Mas não é fatalidade pelo que o Grêmio não jogou até aqui nesta edição do torneio continental.

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.

Mais Blog do André Rocha