Topo

André Rocha

Guardiola e Barça voltam a ficar do mesmo lado para extenuar o Liverpool

André Rocha

22/04/2019 07h42

O Liverpool manteve a liderança provisória do Inglês com os 2 a 0 fora de casa sobre o Cardiff. Em 35 rodadas alcançou a 27ª vitória. Mais sete empates e apenas uma derrota que constroem os incríveis 83,8% de aproveitamento (88 pontos) na liga mais competitiva do planeta.

Mas faltando três rodadas para o final da competição o time de Jurgen Klopp não depende apenas de seus resultados para conquistar o título que não vem desde 1989/90. Antes do formato Premier League. Quase trinta anos.

Porque o atual campeão Manchester City ostenta impressionantes 84,3% de aproveitamento até aqui (86 pontos) e pode tomar a ponta da tabela caso vença o rival United na quarta, em jogo adiado da 31ª rodada. Compromisso difícil, já que os Red Devils precisam dos três pontos para seguirem na luta com Tottenham, Arsenal e Chelsea pelas duas vagas restantes na próxima Liga dos Campeões.

Torneio europeu que reserva para o Liverpool um confronto pesado com o Barcelona de Messi na semifinal. O virtual campeão espanhol, com nove pontos de vantagem sobre o Atlético de Madri e a possibilidade de poupar titulares nas rodadas da liga anteriores aos dois jogos pelo torneio continental. Seis pontos para arriscar nas cinco partidas que faltam: Alavés, Celta de Vigo e Eibar fora, Levante e Getafe no Camp Nou.

Os Reds não terão essa vantagem. Ao menos contarão com um dia a mais de descanso por jogarem na sexta em casa contra o lanterna Huddersfield e depois só na quarta em Barcelona. A volta no dia sete de maio em Anfield, Três dias depois de visitar o Newcastle pela penúltima rodada. Para encerrar a luta pelo título em casa contra o Wolverhampton.

Já o City tem pela frente, além do United, o Burnley e o Leicester em Manchester e na última rodada sai para enfrentar o Brighton. Depende apenas de si, mas não será tão simples. Eliminado da Champions, a receita para o bicampeonato é se manter competitivo e não dar descanso ao Liverpool que ainda luta em duas frentes.

O Barça conta com isso para encarar um adversário mais desgastado física e mentalmente. A reta final da temporada europeia coloca no mesmo lado Guardiola e o time catalão, no qual o treinador fez explodir o talento de Messi e conquistou as duas Ligas dos Campeões da carreira.

Agora um depende da força do outro para extenuar a intensa equipe de Jurgen Klopp e deixá-la sem conquistas na temporada 2018/19. Missão complicada pela excelência do time de Alisson, Van Dijk, Firmino, Mané e Salah, mas não impossível.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.