Topo
Blog do André Rocha

Blog do André Rocha

Categorias

Histórico

Na Inglaterra quem manda é o Manchester City! Guardiola é o "rei das ligas"

André Rocha

2012-05-20T19:12:48

12/05/2019 12h48

É claro que o Manchester City adoraria estar no lugar de Liverpool ou Tottenham, finalistas da Liga dos Campeões. Por conta do altíssimo investimento, nem tanto de Chelsea e Arsenal, que vão decidir a Liga Europa.

Mas dominar o futebol do país que faz história com quatro clubes definindo os principais torneios do continente não é pouco. Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa. É finalista da Copa da Inglaterra contra o Watford. Mas, principalmente, se impõe com um bicampeonato histórico. Com as duas maiores campanhas da Era Premier League. 100 pontos em 2017/18 e agora 98, um ponto à frente do Liverpool. Time de Jurgen Klopp de jornada absolutamente espetacular. Por consequência, a terceira maior campanha da história. Mas sem levar a taça.

Porque os citizens não foram tão brilhantes quanto na temporada passada, mas emendaram nada menos que 14 vitórias consecutivas, além do triunfo sobre o Liverpool por 2 a 1 na 21ª rodada que, na prática, decidiu o campeonato. Melhor ataque com 95 gols, sofrendo 23. Muita solidez e regularidade nos pontos corridos.

Mais um feito de Pep Guardiola. O "rei" das ligas nacionais. Oitavo título nos dez campeonatos por pontos corridos disputados em 11 anos de carreira. Mais do que os seis da história de 125 anos do clube azul de Manchester. Estabelecendo recordes na Espanha, na Alemanha e agora na Inglaterra. Superando desconfianças. Adaptando seu princípio inegociável de ter a bola ao jogo de velozes transições do futebol jogado no país.

Acelerando quando chega perto da área adversária, definindo rapidamente os contragolpes quando recupera a bola na pressão obsessiva no campo do oponente. Também resolvendo na bola parada, como no escanteio que encontrou Laporte no gol que marcou a virada nos 4 a 1 sobre o Brighton na rodada derradeira. Um time mais versátil e contundente.

Sim, falta a Champions. De novo ficou pelo caminho por conta do gol "qualificado" do Tottenham nas quartas de final. Não basta jogar bem, como Guardiola valoriza. O desempenho precisa ser traduzido em resultados fora da Inglaterra. Fora de casa no mata-mata continental. Algo para pensar e trabalhar na próxima temporada. Agora é fechar 2018/19 fazendo ainda mais história com outra taça na semana que vem. Porque na Inglaterra quem manda é o Manchester City.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.

Mais Blog do André Rocha