Topo

André Rocha

Portugal de CR7 se impõe de novo na Europa. Liga das Nações veio para ficar

André Rocha

09/06/2019 17h55

O Portugal de Fernando Santos não é um exemplo de vanguarda tática, nem de consistência no desempenho. Oscila dentro das partidas e depende de Cristiano Ronaldo – gols, força mental e liderança. Mas ganha o segundo título europeu no universo de seleções em três anos. Nova imposição no continente.

Desta vez a Liga das Nações em sua primeira edição, competição que pegou ao entregar competitividade a muitas das datas FIFA. Decidindo em casa e vencendo a Holanda por 1 a 0. Na Eurocopa em 2016 surpreendeu como visitante na final contra a França. É time que cresce em jogo grande. E jogou para vencer no Estádio do Dragão. Mesmo com apenas 45% de posse, finalizou nada menos que 19 vezes contra cinco – sete a um no alvo.

A mais precisa de Gonçalo Guedes completando assistência de Bernardo Silva. Com Cristiano, formando um trio móvel na frente exatamente para não deixar a estrela máxima muito fixa entre os zagueiros adversários. O heroi do título que ganhou a vaga da esperança João Félix. Na final com um meio-campo mais físico com Danilo à frente da defesa e Bruno Fernandes e Willian Carvalho como meias, deixando Rúben Neves e João Moutinho na reserva.

Concentrado e atento, sem os vacilos da Inglaterra que facilitaram a virada da Holanda na semifinal. A equipe de Ronald Koeman claramente sentiu o fator campo e também o desgaste pelos 30 minutos a mais e um dia a menos de descanso. No final buscou um "abafa" com Promes, Van de Beek e Luuk De Jong, mais Van Dijk na área portuguesa, mas os campeões europeus mantiveram a concentração defensiva alta, jogando simples e ainda criando problemas nos contragolpes com o rápido Rafa Silva, que entrou na vaga de Gonçalo Guedes.

Seriedade até a festa no apito final. E justa premiação para Bernardo Silva como o melhor de Portugal e do torneio. Constante em todas as partidas. Técnica, habilidade e inteligência. Mas o protagonismo simbólico é mesmo de Cristiano Ronaldo. A foto que vai rodar o mundo é a do gênio levantando a taça. Mais uma. De uma seleção que de novo faz história. Em uma competição que veio para ficar.

(Estatísticas: UEFA)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.