Topo

André Rocha

Renan Lodi nas mãos de Simeone pode ser a evolução do estilo de Marcelo

André Rocha

08/07/2019 15h21

Imagem: Divulgação/Atletico de Madrid

Renan Lodi foi anunciado oficialmente pelo Atlético de Madrid. Já se apresenta ao novo clube para um contrato de seis anos e será desfalque importante para Tiago Nunes na sequência da temporada do Athletico. Com 21 anos é mais um que deixa o futebol brasileiro bem cedo.

Mas o futuro é promissor já pensando em seleção. Lodi é um daqueles típicos laterais com pé canhoto de meia que a nossa base revela com alguma frequência. Desde Felipe, ex-Vasco, a Marcelo, em fase final da carreira no Real Madrid. Técnica, habilidade, visão de jogo, vocação ofensiva.

Nas mãos de Diego Simeone é possível vislumbrar uma sensível melhora no trabalho defensivo, problema comum na formação de jogadores da posição no país. Compondo a última linha com posicionamento correto e concentração máxima sem a bola. Tanto no confronto direto com o atacante quanto nas diagonais de cobertura dentro de uma marcação por zona. Sem contar os movimentos coletivos de pressão no campo de ataque. Na frente, mais intensidade e objetividade pelo flanco esquerdo.

Filipe Luís fez sua história no time colchonero evoluindo defensivamente sem perder a consistência no ataque, mesmo com características diferentes das de Lodi. Aliás, a chegada do jovem lateral como sucessor do atual titular da seleção brasileira é parte do processo de contar com melhores soluções de ataque que o treinador argentino pretende implementar em sua equipe.

Se evoluir e amadurecer como se espera, Lodi é lateral para, no mínimo, dois ciclos de Copa do Mundo com a camisa verde e amarela. Por enquanto é apenas um projeto dentro da imprevisibilidade do esporte e da vida. Mas já vale um olhar de Tite pensando em 2022. Pode ser a evolução natural do estilo de Marcelo no futebol brasileiro.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.