PUBLICIDADE
Topo

Dorival Júnior: "Sucesso do Flamengo é fruto do trabalho dos últimos anos"

André Rocha

14/02/2020 07h56

Foto: Miguel Locatelli / Site Oficial

Dorival Júnior deixou o comando técnico do Flamengo em dezembro de 2018 e o ano passado foi dedicado a estudos e cuidados com a saúde.

Agora está de volta ao futebol no Athletico e a "estreia" com visibilidade nacional será na Supercopa do Brasil, domingo contra o próprio Flamengo no Mané Garrincha, em Brasília.

Por exigência do clube paranaense,  não pudemos fazer a entrevista diretamente por telefone. Enviamos as perguntas à assessoria do clube por e-mail e recebemos as respostas do treinador em áudios pelo WhatsApp.

BLOG – Qual o significado para você de ter como primeiro adversário em um confronto nacional justamente o Flamengo, último time que comandou antes de assumir o Athletico?

DORIVAL – Fico feliz porque acompanhei o início e a finalização do trabalho da diretoria anterior, do presidente Bandeira de Mello. O quanto o clube cresceu, foi estruturado e agora vivendo um novo momento, com o presidente Rodolfo Landim também fazendo um belo trabalho. Um clube preparado para grandes vitórias e conquistas. É uma satisfação. Chego ao Athletico e também estou satisfeito por encontrar um clube numa crescente, conseguindo se aproximar muito dos maiores clubes do futebol brasileiro.

BLOG – O Athletico tinha um modelo de jogo assimilado com Tiago Nunes e mesmo depois da saída do treinador, na reta final do Brasileiro. O que você pretende mudar ou acrescentar a este estilo?

DORIVAL – O modelo foi muito vitorioso, bem trabalhado nos últimos anos pelo Tiago Nunes, sucedendo o trabalho do Fernando Diniz. Isso levou o Athletico a outro patamar. Tivemos a perda de alguns jogadores – cinco titulares e sete que vinham entrando com frequência – importantes para o grupo. Contratamos até o momento três jogadores e estamos buscando no mercado novas situações. Mas estamos trabalhando com dedicação, muita entrega e buscando encontrar um novo modelo para a equipe, próximo daquilo que foi feito, mas que tenha também as características que nós gostamos em uma equipe de futebol, como foram os últimos trabalhos.

BLOG– O que você percebe de diferente entre o Flamengo atual e o que comandou no final de 2018 além das muitas contratações?

DORIVAL – O Flamengo vinha se aproximando, participando de semifinais e finais das grandes competições no Brasil, com equipe forte que foi vice-campeã brasileira em 2018. Agora vencendo merecidamente a Libertadores e o Brasileiro, além do vice-campeonato mundial em 2019. Isso mostra o elevado nível que alcançou, o crescimento que teve. O sucesso é fruto do bom trabalho que teve nos últimos anos.

BLOG -.O fato do Flamengo não ter os jogos do Carioca transmitidos pela TV criou alguma dificuldade para analisar o desempenho do adversário na Supercopa do Brasil?

DORIVAL – Não, nós acompanhamos esses jogos, assim como o Flamengo mandou observadores para os nossos jogos. Hoje em dia é um fato normal, natural. Faz parte do trabalho de cada um e quantos mais dados você tiver, a possibilidade de ser surpreendido diminui consideravelmente.
BLOG – O que esperar do Athletico para 2020, em desempenho e resultados?
DORIVAL – Temos que ter calma, continuar esse trabalho. Não colocar uma pressão excessiva em um grupo que teve que ser remodelado, mas conta com jovens promessas, valores que com certeza crescerão muito. É natural a necessidade de um tempo para que tudo isso se encaixe. Eu espero fazer o máximo pelo Athletico para que tenhamos um ano em que a gente consiga atingir todas as metas do clube.

 

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.