Topo

André Rocha

Principais ligas voltam na Europa, mas quem é capaz de superar o Bayern?

André Rocha

07/06/2020 10h02

Foto: Getty Images

A liga espanhola volta na quinta-feira, dia 11. A Premier League no dia 17 e o Italiano no dia 20. Ótima notícia para quem gosta de futebol, obviamente respeitando todos os cuidados dentro de uma pandemia. Com os protocolos utilizados na Bundesliga como modelo para dar o máximo de segurança a atletas, comissões e todos os envolvidos em uma partida de futebol.

Mas o campeonato alemão também tem uma referência em desempenho dentro do campo. O Bayern de Munique, que parou no dia 8 de março já na liderança da competição e virtualmente classificado para as quartas da Liga dos Campeões depois de enfiar 3 a 0 no Chelsea em Londres, retomou as atividades com força total e já emendou cinco vitórias. Somando às quatro antes da parada já são nove seguidas.

Dezessete gols marcados, quatro sofridos. Sete pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund faltando quatro rodadas. O octacampeonato é questão de tempo e matemática. Mas o que salta aos olhos mesmo é o rendimento da equipe comandada por Hans-Dieter Flick.

Um rolo compressor que impressiona pelo volume de jogo. Fruto de um modelo que coordena bem a ocupação do campo de ataque trabalhando a bola e as transições ofensivas demolidoras. Sempre com muitos jogadores chegando à frente e mobilidade para descoordenar a marcação adversária.

Os laterais Pavard e Davies podem atacar por dentro ou por fora – e o lateral direito francês está cada vez melhor nas jogadas aéreas. Os pontas Coman e Gnabry alternam pelos flancos e também procuram o centro, alternando com Thomas Muller, destaque com 20 assistências e recuperando a capacidade de desequilibrar encontrando espaços para facilitar o trabalho coletivo.

No meio-campo, Kimmich e Goretzka jogam de área a área, organizando e também aparecendo para finalizar. Porque os zagueiros Boateng e Alaba também são geradores de jogo, até porque contam com a inteligência na cobertura de Neuer. Na frente, a máquina de gols Lewandowski, com trinta dos noventa marcados pela equipe em 30 rodadas.  44 em 38 partidas na temporada.

Por mais que se relativize a força dos concorrentes na Alemanha e considere a cultura de vitória dos bávaros que esmaga os rivais também mentalmente, o futebol do Bayern tem momentos de espetáculo cada vez mais frequentes. Como o golaço de Goretzka, o segundo nos 4 a 2 sobre o Leverkusen. Ou o de Lewandowski, completando linda combinação de Muller e Kimmich no terceiro dos 5 a 0 sobre o Fortuna Düsseldorf.

Individualidades potencializadas pelo trabalho da equipe de Flick, lembrando em vários momentos o time dominante da tríplice coroa comandado por Jupp Heynckes em 2012/13. É líder em posse de bola (62%), mas também em finalizações por jogo (18), segundo o site Whoscored.com.

Difícil prever o que pode acontecer na volta da Champions em agosto, ainda mais com a possibilidade de termos definição de vaga em jogo único. Mas considerando o crescimento do desempenho na volta é difícil imaginar uma outra equipe alcançando nível tão alto.

Um desafio para as incógnitas Real Madrid e Barcelona e a Juventus, dominante na Itália. Quem sabe Pep Guardiola não idealizou outra revolução durante a parada forçada e seu Manchester City volte surpreendendo?

A única certeza é que hoje o time a ser batido na Europa é o redivivo gigante bávaro. Unindo estética e eficiência, vencendo e encantando.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.