Topo

André Rocha

No aniversário de Zidane, os dez jogadores mais classudos da história

André Rocha

23/06/2020 09h24

Foto: Real Madrid

Sim, os rankings já saíram de "moda" nesta paralisação do futebol por conta da pandemia. Mas o aniversário de 48 anos de Zinedine Zidane lembrou este colunista de uma lista que estava na fila lá em meados de março e merece ser registrada.

Então seguem os dez jogadores mais classudos da história. Ou, atualizando, os de mais elegantes gestos técnicos.

10º ENZO FRANCESCOLI – O ídolo de Zidane, inspiração para o nome do primogênito do craque. O craque da seleção uruguaia e do River Plate precisa estar nesta lista.

9º ROMÁRIO – Pouco se fala nessa característica do "gênio da grande área", mas tanto nas finalizações quanto em passes e domínios o Baixinho esbanjava elegância. Inclusive é o que diferencia o herói do tetra na eterna comparação com Ronaldo Fenômeno.

8º FERNANDO REDONDO – Uma pena as seguidas lesões atrapalharem uma carreira que poderia ter sido bem mais brilhante. Ainda assim, era bonito ver o volante argentino em campo, protegendo a defesa e qualificando a saída de bola.

7º ANDREA PIRLO – Mais um que jogava "de terno". E bastou recuar o posicionamento depois de ser um típico camisa dez para ganhar espaços e mostrar a destreza em passes curtos ou lançamentos atuando como um "regista".

6º MATT LE TISSIER – O craque "cult" do Southampton nos anos 1990. Gols de cobertura, cobranças perfeitas de pênalti. Se ainda não conhece as preciosidades desse gênio um tanto desleixado abra agora uma aba no Google ou no Youtube.

5º PAULO ROBERTO FALCÃO – O "Rei de Roma". O desempenho mais regular entre os brasileiros na Copa de 1982, tri brasileiro pelo Internacional. Sabia jogar como volante ou meia mais adiantado, mas sempre parecia flutuar em campo.

4º ADEMIR DA GUIA – Os vídeos do maior ídolo do Palmeiras são impressionantes. Esguio, "falso lento", genial na arte de fazer o simples parecer tão belo. Vencedor na união de eficiência e plástica.

3º FRANZ BECKENBAUER – O rei das trivelas objetivas. Com o pragmatismo misturado com senso estético que só um alemão saberia dosar com tamanha perfeição. Como volante vice-campeão mundial em 1966 ou líbero ganhando a Copa do Mundo em casa e no Bayern mais vencedor da história.

2º DIDI – O craque da Copa do Mundo de 1958, aquela que apresentou Pelé e Garrincha para o mundo. Só isso já faria dele um gênio atemporal, mas ainda desfilava em campo com repertório de dribles, passes, lançamentos e chutes de incrível originalidade para a época. Um espetáculo.

1º ZINEDINE ZIDANE – Ele. O rei dos vídeos de skills na internet. Com estilo até para soltar um tiro de pé esquerdo para decidir a Liga dos Campeões 2001/02. No dicionário a palavra "classe" deveria vir com a foto de "Zizou". Feliz aniversário, gênio!

MENÇÕES HONROSAS (ou os que completariam um top 15): Bobby Moore, Geovani (Vasco), Alex, Riquelme e Michel Platini.

 

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.