Topo

É urgente! Precisamos reaprender a jogar futebol. Mas cadê a humildade?

André Rocha

13/06/2016 11h59

A gente não aprende.

"Inadmissível perder para o Peru!" Será mesmo? O Equador praticamente completo, segundo colocado nas Eliminatórias, teve que se virar atrás do empate depois de um 2 a 0 contra.

"Hoje só ganhamos da Venezuela". Sim, ela que eliminou na Copa América Centenário o Uruguai, que é líder na qualificação para a próxima Copa do Mundo.

Para pensar grande, precisamos antes admitir que hoje somos medianos, estamos no bolo. É urgente!

Porque temos que reaprender a jogar futebol. O atual. Compacto, de ocupação de espaços, disputado em 30 metros e alta intensidade. Globalizado, com a informação circulando e o respeito apenas por peso de camisa relativizado se o desempenho em campo é pobre.

Aí falta humildade. Mesmo com 7 a 1, derrotas humilhantes de nossos clubes, eliminações precoces na Copa América. Vivemos a fase da negação. Perdemos para nós mesmos, por incompetência do técnico, da CBF, da geração "fraca e mimada". Nunca para o adversário mais preparado. E inteligente.

Outro refúgio é o saudosismo. Capaz até de transformar em verdade que Guardiola aprendeu com o futebol brasileiro. Inaceitável suas fontes nascerem na Holanda, Itália, Argentina e Espanha e sobrar apenas o respeito ao que os avós contavam para o menino Pep . "Nós sempre ensinamos ao mundo". Só que como diz a canção, "o pra sempre sempre acaba".

Antes bastava preparar fisicamente, limar as arestas, administrar vaidades. Se não levasse gol em algum momento um de nossos talentos resolveria. Para isso o volante "cão de guarda" era tão fundamental quanto o camisa dez que só jogava com a bola.

Outros tempos. Aceitemos ou não. O pior para o nosso jogo é a pressão no condutor da bola. Marcação adiantada. Sempre gostamos de ter espaços. Há 20, 30 anos o discurso era sobre a dificuldade de superar os "dez atrás da linha da bola".  Agora é o bote no nosso campo.

O novo futebol pode não agradar as retinas mais românticas e puristas. A estas recomendo os muitos jogos antigos na íntegra que a internet disponibiliza. Porque tentar resgatar o futebol lento e jogado em verdadeiros latifúndios é querer voltar à máquina de escrever.

Então baixemos nossa bolinha. Sim, é duro nos curvar quando um dos poucos motivos para o olhar altivo era o protagonismo no esporte mais apaixonante do planeta. A reverência do mundo. Passou. Mas pode voltar.

Para isso precisamos ouvir, ler e observar mais do que arrotar bofe depois de comer lagosta. Para ser um bom aluno temos que reconhecer os mestres. Os novos. Não os posters amarelados nas paredes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É urgente! Precisamos reaprender a jogar futebol. Mas cadê a humildade? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.