Topo

Douglas Costa e Neymar na seleção olímpica podem ser boa dica para Tite

André Rocha

29/06/2016 14h25

Rogerio Micale pode armar quarteto ofensivo com Douglas Costa aberto pela esquerda e Neymar centralizado com Gabriel mais adiantado (Tactical Pad).

Difícil discutir uma convocação de seleção limitada a 18 nomes e dependente de liberação dos clubes sem a obrigatoriedade de uma data FIFA.

Mas a lista olímpica é aceitável e tem coerência dentro do trabalho de Rogério Micale, confirmado no comando e corrigindo o erro de arriscar Dunga.

Acima dos 23 anos, Fernando Prass na meta e uma dupla que ainda busca encaixe na seleção brasileira. Neymar e Douglas Costa são dois dos melhores pontas pela esquerda do mundo. Ambos sabem jogar pelo centro, mas vindo de trás.

Douglas foi utilizado por Guardiola no Bayern de Munique como meia num 4-1-4-1. Até aberto pela direita, jogando com pé invertido. A primeira ideia de Dunga nesta segunda passagem pela CBF foi alternar Neymar e Firmino pelo centro, sem um centroavante fixo.

Não deu certo, assim com Douglas pela esquerda e Neymar como referência única na frente nos últimos jogos. Porque o craque do Barcelona procura instintivamente o flanco no deslocamento. Por isso fica travado com o ponteiro do Bayern por ali.

A melhor fase de Neymar na seleção como atacante móvel foi com Mano Menezes em 2012. Kaká saía da esquerda para dentro com o pé direito e Neymar entrava. Um movimento em x que aproveitava bem os espaços. Inviável com Douglas.

Micale pensa numa equipe ultraofensiva e tem Gabriel e Jesus para completar o quarteto ofensivo. Neste cenário há algumas opções: Jesus ou Gabriel pela direita, o outro no meio com Neymar e Douglas à esquerda. Ou Douglas encorpando o meio com Felipe Anderson e Neymar aberto.

Outra possibilidade na seleção olímpica é um 4-3-3 com Douglas Costa no meio com Felipe Anderson e Neymar na ponta (Tactical Pad).

Se funcionar, independentemente do resultado do Brasil de Micale, pode ser boa dica para resolver o grande dilema de Tite na seleção principal.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Douglas Costa e Neymar na seleção olímpica podem ser boa dica para Tite - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.