Topo

Santos é líder temporário, apesar dos problemas. Melhor elenco do país?

André Rocha

04/08/2016 00h46

O roteiro era dramático: mando de campo praticamente invertido em Cuiabá, com maioria de rubro-negros, e um time despedaçado – sem Zeca, Thiago Maia, Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira.

O Santos sofreu, Dorival Júnior foi infeliz na entrada de Elano na segunda etapa e houve pênalti no toque de Caju em disputa com Fernandinho já nos acréscimos. Mas o alvinegro praiano competiu durante os noventa minutos do empate sem gols na Arena Pantanal.

A ideia de jogo baseada na combinação de construção com bola no chão e velocidade nas transições contribui, mesmo com o Flamengo controlando a posse de bola. Linhas próximas, jogo apoiado e coordenação entre os setores. Ainda que o setor esquerdo sofresse com Copete contribuindo pouco na recomposição e tantas vezes deixando Caju sozinho contra Cirino, depois Fernandinho e Pará, com apoio do William Arão.

Mas havia Léo Cittadini e Jean Motta dando suporte a Renato no meio. Bola na trave de Vitor Bueno e chance com Rodrigão. Nos últimos minutos, a postura mais defensiva em reconhecimento à superioridade do Fla de Zé Ricardo, cada vez mais ajustado: 55% de posse, 16 finalizações a dez.

Ponto que garante a liderança temporária e provoca uma reflexão: elenco mais forte é o que conta com jogadores mais qualificados, no papel, ou o que sabe o que fazer em campo e reage melhor aos desfalques e problemas?

Se Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo, em tese, contam com grupos de jogadores mais renomados, o Santos é bem treinado, aproveita os talentos formados no clube, vai ao mercado e trabalha melhor o coletivo, independentemente das peças utilizadas. Na prática é o que mais funciona.

Não por acaso entrega desempenho, resultados e chega ao topo da tabela.

(Estatísticas: Footstats)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Santos é líder temporário, apesar dos problemas. Melhor elenco do país? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.