Topo

O passeio do Arsenal no Chelsea com David Luiz. Coincidência?

André Rocha

24/09/2016 15h27

Os Gunners foram objetivos e aproveitaram erros coletivos e individuais do rival Chelsea no primeiro tempo do Emirates Stadium. Contaram também com belíssimas atuações de Ozil e Alexis Sánchez, que sempre crescem com espaços para acelerar as transições ofensivas.

Três gols no primeiro tempo. Da dupla e outro de Walcott. Sobrando também no meio com Coquelin correndo e Cazorla distribuindo o jogo com passe certo. Na retaguarda, concentração absoluta no bloqueio a Diego Costa.

Com posse de bola praticamente dividida, os comandados de Arséne Wenger – que completa 20 anos como manager do clube – finalizaram dez vezes contra três. Quatro na direção da meta de Courtois, enquanto Cech não precisou fazer nenhuma intervenção.

Antonio Conte tentou dar um mínimo de consistência à sua defesa na segunda etapa ao trocar Fábregas por Alonso, que foi jogar na lateral esquerda. Azpilicueta mudou de lado e Ivanovic centralizou para formar trio de zagueiros.

Seguiu sofrendo com os contragolpes do rival. Porque não trocou duas peças que cumpriram atuações pluripatéticas: Cahill e Kanté. O zagueiro falhou feio na saída de bola no gol de Alexis e depois permitiu que Ozil finalizasse livre no terceiro.

E David Luiz? Bem, continua afobado e errando nas tomadas de decisão. Principalmente os botes que desguarnecem a última linha de defesa. Depois da sua volta, os Blues sofreram sete gols em três partidas. Antes levaram quatro no mesmo número de jogos.

Culpa do brasileiro? Por enquanto afirmar isto soa injusto. Porque o time enfrentou o atual campeão Leicester na Copa da Liga Inglesa e na Premier League encarou Liverpool e Arsenal. Três grandes adversários, ainda que o líder seja o Manchester City 100% com Guardiola.

E mesmo que Cahill e David Luiz já tenham atuado juntos e vencido como a dupla de zaga titular a Liga dos Campeões em 2012, é uma mudança na defesa que afeta o entrosamento.

Sem contar que o brasileiro, mais protegido, rendeu mais na segunda etapa e acertou belo passe longo para Batshuayi, que perdeu à frente de Cech. O sistema com três zagueiros parece mesmo o mais recomendável para aproveitar David Luiz.

O passeio do Arsenal que encerrou uma sequência de seis jogos sem vencer o rival tem muitos méritos do time da casa. Já os péssimos números defensivos nos confrontos recentes são apenas coincidência. Ou ao menos não tem relação direta com o controverso defensor. Por enquanto.

(Estatísticas: Premier League)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O passeio do Arsenal no Chelsea com David Luiz. Coincidência? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.