Topo

Chegou a fase STJD! Campeonato Brasileiro só é bom no meio

André Rocha

19/10/2016 05h51

Vai mudar já no ano que vem com a Libertadores disputada ao longo da temporada. Felizmente. Porque o Brasileiro normalmente começa em clima de ressaca pelo fim dos estaduais, ainda valorizados além da conta, e com os times envolvidos no torneio continental tratando a principal competição nacional como um "problema".

Passada esta fase e também as janelas de transferências, a Série A melhora. Elencos definidos, algum tempo para os treinadores trabalharem – mesmo com o absurdo de jogar durante as datas FIFA – e o principal: a preocupação em melhorar o desempenho para obter os resultados, por consequência.

E aí chega a reta final. E uma espécie de transe coletivo. Com todos já sabendo pelo que brigam no campeonato, uns poucos priorizam a Copa do Brasil ou mesmo a Sul-Americana se não estiverem envolvidos em alguma disputa ou houver um lastro para colocar reservas em partidas do Brasileiro – como o Grêmio no empate com o Santos na Vila Belmiro.

Os que disputam título ou a fuga da zona do rebaixamento vivem a obsessão por resultados. Entra em campo a praga do "jogar para ganhar". Times tensos, apressados, ansiosos pelos três pontos de qualquer maneira. As partidas são tratadas como guerras. Se tudo der errado, fica a torcida para que algum fator externo sirva como desculpa para as derrotas para proteger dirigentes, treinadores e jogadores.

É quando o STJD aparece. Dificilmente o tribunal interfere ou é acionado quando não há muito a definir e, consequentemente, não chamará para si as atenções que deviam estar voltadas para o campo. Os clubes apelam como um último recurso e os procuradores adoram ficar no centro dos debates, ter seus nomes citados na TV. Enfim, participar de um espetáculo que não é seu. Ou não deveria ser.

Para quem gosta mais de futebol do que discutir teorias da conspiração ou ganhar a todo custo é uma penúria. Chegou a fase STJD do Brasileiro. Quando a bola é esquecida e o foco muda para julgamentos, discussões públicas entre dirigentes e as mudanças na tabela sem gols e vitórias no campo. Triste.

Que em breve tenhamos um calendário que valorize o Brasileiro do início ao fim. Por enquanto só o meio tem valido a pena.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chegou a fase STJD! Campeonato Brasileiro só é bom no meio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.