Topo

Na melhor atuação no ano, Grêmio repete estratégia da final da Libertadores

André Rocha

11/03/2018 19h36

Em 2018, o Grêmio repete a oscilação no início da temporada de 2017. Campanha irregular no estadual, início sem vitória na Libertadores. Mas o time de Renato Gaúcho se acostumou a crescer em jogos grandes. Na conquista da Recopa Sul-Americana contra o Independiente foi mais na luta e no brilho de Marcelo Grohe que na técnica ou tática.

Já no primeiro Grenal do ano no Beira-Rio, a bela atuação do primeiro tempo que construiu a vantagem de 2 a 0 foi a melhor deste ano até aqui. Mesmo administrada com sofrimento na segunda etapa depois do gol de Rodrigo Dourado no primeiro ataque colorado.

Triunfo que teve muito de estratégia. Exatamente a mesma da final da Libertadores contra o Lanús. Diante de um time que aposta mais na posse de bola que na velocidade, marcação adiantada e por pressão, com rápida reação após a perda da bola. Ao retomar, transição rápida, movimentação das peças, especialmente Everton e Luan.

Destaque para o camisa sete. Não só pelos dois gols, um de pênalti, mas pela perfeita circulação às costas de Rodrigo Dourado e Edenílson na execução do 4-2-3-1 habitual do tricolor. No último ataque do primeiro tempo, serviu Everton, que podia ter decidido o clássico novamente no setor do lateral Dudu, o "mapa da mina" gremista. A sétima finalização contra quatro do rival. Duas contra uma no alvo. Nas redes de Marcelo Lomba.

Não fez o terceiro e sofreu na segunda etapa. Renato tirou Madson, boa opção na primeira etapa cada vez mais adaptado e aproveitando o corredor deixado pela movimentação de Ramiro, que foi para a lateral. Entrou Alisson pela esquerda. Everton trocou de lado. Apesar de contar com mais jogadores rápidos, o Grêmio perdeu velocidade nos contragolpes. Para garantir os 2 a 1, entraram Michel e Marcelo Oliveira nas vagas de Jael e Everton.

O Inter foi na direção contrária. Com sua equipe ocupando o campo de ataque e precisando criar espaços, Odair Hellmann mandou a campo jogadores mais rápidos: Márcio, Gabriel e Wellington Silva. Acertou na saída de Dudu e no deslocamento de Edenilson para a lateral direita. No entanto, abusou dos cruzamentos: foram apenas quatro nos primeiros 45 minutos e nada menos que 32 no segundo tempo.

Dez de D'Alessandro. São muitas compensações para o que o ídolo e camisa dez esteja em campo. Na primeira etapa, com duas linhas de quatro pressionadas e o argentino e Roger na frente, o Inter ficou encaixotado. Sem saída. Em um jogo mais aleatório, de "abafa", o meia veterano aparece mais, mas sem grande produtividade. Em abril faz 37 anos. Merece todas as homenagens pelos 400 jogos pelo clube. Mas está pesando para o coletivo.

Já o Grêmio teve mais uma vez Geromel sobrando na defesa. Inteligência, posicionamento, vibração. Não perdeu uma disputa. Mais um trunfo para Renato Gaúcho fazer seu time forte em momentos importantes. Vêm aí mais dois clássicos pelas quartas-de-final do Gaúcho. O rival que corra atrás para desafiar o campeão sul-americano.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Na melhor atuação no ano, Grêmio repete estratégia da final da Libertadores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.