Topo

Manchester City de Guardiola ataca para não sofrer gols

André Rocha

29/10/2018 19h13

O Tottenham havia marcado pelo menos um gol nas nove rodadas do Campeonato Inglês. Até encarar em seu estádio o Manchester City de Pep Guardiola no gramado surrado por uma partida da NFL.

O treinador catalão vai mantendo uma prática de suas equipes nas ligas por pontos corridos. Ataca e fica com a bola para ser menos ameaçado. Mesmo se adaptando ao futebol por demanda e aprendendo a recuar linhas e também jogar em contragolpes quando necessário.

Em Wembley, avançou a marcação e atacou com Mahrez e Sterling pelas pontas, Bernardo Silva e David Silva por dentro. Os quatro à frente de Fernandinho e atrás de Sergio Aguero. De uma ponta a outra, passe de Sterling e gol de Mahrez. Jogada iniciada com um lançamento do goleiro Ederson.

Primeiro tempo de controle e domínio, com 57% de posse e oito finalizações contra duas – três a um no alvo. Diante de um Tottenham com Eriksen no banco, por conta do desgaste de cinco partidas em 12 dias, e um 4-2-3-1 com Sissoko como "ponta volante" pela direita e Lucas Moura do lado oposto buscando as diagonais para se juntar a Harry Kane.

Lamela como meia central. Argentino que se transformou em um dos personagens do jogo ao perder uma chance inacreditável na segunda etapa. Lembrando o gol perdido por Paquetá contra o Palmeiras no sábado. Das outras duas conclusões do time da casa, contra três dos citizens. Mesmo defendendo mais no próprio campo e tentando acelerar com De Bruyne na vaga de David Silva. Diminuiu a posse para 52%, mas resistiu.

Completando seis partidas sem sofrer gols. Já é o ataque mais efetivo com 27. Apenas três sofridos. Invicto como o Liverpool, mas superando no topo da tabela justamente no saldo de gols. Impressiona o equilíbrio que alcança nos campeonatos nacionais. Agora falta encontrar a medida para a Liga dos Campeões, especialmente no aspecto mental.

A receita inteligente de integrar ataque e defesa não precisa mudar.

(Estatísticas: BBC)

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Manchester City de Guardiola ataca para não sofrer gols - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.