Topo

Vinicius Júnior se destaca no Real Madrid, mas ainda falta o essencial

André Rocha

07/01/2019 11h35

Foto: AFP

Foram 66 toques na bola, 34 passes com 82% de precisão. Três para finalizações dos companheiros.  Finalizou cinco vezes, três no alvo. Mais quatro cruzamentos, seis dribles completos em 12 tentativas e duas faltas sofridas.

Vinícius Júnior foi o melhor em campo pelo Real Madrid na derrota para a Real Sociedad no Santiago Bernabéu. Certamente a responsabilidade de mais um resultado negativo que deixa o time merengue na quinta colocação do Espanhol, fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões e a dez pontos do líder Barcelona não é do atacante de 18 anos que fez sua primeira partida no campeonato como titular.

Mas vendo o jovem formado no Flamengo em ação é possível notar que, apesar da habilidade e da coragem para encarar os marcadores, ainda falta o essencial para seu futebol explodir no mais alto nível: a precisão no acabamento das jogadas.

Mesmo relevando a ansiedade natural de um garoto de 18 anos defendendo o maior time do planeta em crise, os erros técnicos nos passes que poderiam proporcionar aos companheiros oportunidades claras e nas finalizações com liberdade desperdiçadas objetivamente fizeram falta à equipe em um momento complicado.

Não, ele não tem a obrigação de decidir com Benzema, Modric, Kroos, Marcelo e Sergio Ramos em campo. Mas se  é acionado tantas vezes precisa ser mais objetivo e eficiente para beneficiar o coletivo. Vinícius tem facilidade para driblar tanto para o fundo quanto para dentro pela esquerda. A grande maioria dos cruzamentos, porém, são feitos sem levantar a cabeça e encontrar o companheiro melhor colocado.

As finalizações também são afobadas. Uma em cada tempo. Sim, ele sofreu um pênalti do goleiro Rulli, ignorado pela arbitragem. Mas fica a dúvida se caso conseguisse limpar sem ser tocado ele marcaria o gol, porque o drible foi adiantando muito a bola.

Desde os jogos na base do Fla que encantaram a todos e fizeram o atual tricampeão europeu investir tão alto Vinícius não transparece a calma que distingue os gênios dos craques. Pode ser que o tempo transfira serenidade e confiança ao seu estilo arrojado. O lastro de evolução é algo muito particular e o esplendor aparece sem avisar.

Mas desde já é preciso trabalhar os detalhes para os momentos cruciais. Vinícius tem todo tempo do mundo e parece blindado para a impaciência natural em um clube acostumado a vencer. A indignação com a derrota e o mau momento também é importante. "Trocaria toda a minha atuação de hoje pela vitória", afirmou o brasileiro depois da partida.

O Real Madrid precisa reagir e a virada na temporada passa também pela capacidade de sua jovem estrela de transformar ações em mudanças no placar a favor do seu time. Sem pressa, mas com trabalho e inteligência.

(Estatísticas: Whoscored.com)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vinicius Júnior se destaca no Real Madrid, mas ainda falta o essencial - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.