Topo

Cristiano Ronaldo e a arte de nunca desistir

André Rocha

06/06/2019 00h49

Aos 11 anos ele decidiu que seria o melhor do mundo e, mesmo menino, treinaria na base do Sporting como um homem para superar as críticas de que era franzino e individualista. Em 2012, com Messi vencendo a Bola de Ouro pela quarta vez mesmo sem nenhum título do Barcelona na temporada, ele resolveu que, com apenas um prêmio individual, seguiria lutando para provar que era o melhor do mundo.

Cristiano Ronaldo é um fenômeno de perseverança e determinação. Já com 34 anos, em uma temporada sem protagonismo na Liga dos Campeões e vivendo transição de clube, quando deveria estar usufruindo de férias já na reta final da carreira, ele tira da cartola três gols sobre a Suíça e coloca Portugal na final da Liga das Nações.

Jogando como centroavante na seleção, dando suporte mental a talentos como Bernardo Silva, Ruben Neves, Bruno Fernandes e a revelação João Félix e com todos jogando em função da estrela maior. Com liderança e assumindo a responsabilidade. Porque sempre leva a sério. Entrega 100% em todo jogo.

O atacante genial tem um mérito inegável: a capacidade de buscar argumentos em campo para se sentir o melhor e esfregar isso na cara de quem o menospreza. Deseja o protagonismo, incansavelmente. E vai atrás de mais um título. Muito menos relevante que a Eurocopa, mas conta no currículo já recheado.

Para Cristiano sempre vale muito. Vale tudo para quem ambiciona o topo. Porque o português é íntimo da arte de não desistir. Eis a maior virtude e a grande fortaleza de uma lenda do esporte.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cristiano Ronaldo e a arte de nunca desistir - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.