Topo

André Rocha

Na rodada das viradas, velocidade do Fluminense trava ascensão do Galo

André Rocha

12/09/2016 22h11

Dos 10 jogos da 24ª rodada da Série A do Brasileiro, metade teve viradas de placar. Flamengo, Atlético-PR, Santos, Sport…e o Fluminense, com os 4 a 2 sobre o Atlético-MG em Edson Passos.

Vitória que quebra uma sequência de 11 confrontos de invencibilidade da equipe mineira contra os cariocas. Também trava a ascensão da equipe de Marcelo Oliveira em busca de Palmeiras e Flamengo no topo da tabela.

A arma tricolor foi a velocidade, desde o primeiro tempo. Surpresa com Marcos Júnior no centro do ataque e Henrique Dourado no banco. Gustavo Scarpa à direita, Wellington pela esquerda e Danilinho centralizado. A proposta de Levir Culpi no reecontro com o Galo era trocar passes com calma até o último terço e só então acelerar.

Teve 61% de posse e sete finalizações, nenhuma no alvo. Faltou a precisão que sobrou a Robinho, agora artilheiro isolado do campeonato com 11 gols. Mesmo com Fred nitidamente sentindo o primeiro duelo contra o clube no qual fez história, os visitantes eram organizados e mais contundentes: de quatro conclusões, três no alvo.

Um pênalti para cada lado, não marcados por Eduardo Tomaz de Aquino, em Maicosuel e Marcos Júnior. Mais uma mostra de equilíbrio.

Mas as saídas de Maicosuel, lesionado ainda no primeiro tempo, e Fred depois do intervalo, claramente abatido, descoordenaram a equipe. Não por causa dos substitutos Junior Urso e Otero. Muito pelo crescimento do tricolor com Magno Alves, Marquinho e Maranhão nas vagas de Marcos Júnior, Danilinho e Wellington.

Ainda com velocidade. No empate com Douglas e virada no gol de Marquinho, autor de um dos gols dos 5 a 1 em 2010, último triunfo tricolor no clássico nacional. Depois a precisão com Scarpa em cobrança de falta precisa. Cedeu espaços e o gol para Otero. Matou no contragolpe final com Maranhão.

O Flu diminuiu a posse para 55%, porém foi muito mais eficiente: das oito finalizações, quatro no alvo. Todas nas redes.  Exatamente o que faltou até aqui ao tricolor no campeonato. Também desarmou mais: 17 corretos contra 11. Bela atuação que confirma a força em Edson Passos e confirma a ascensão do futebol carioca. Ainda ajudou o rival Flamengo.

E acaba de aumentar a expectativa para o jogo de quarta entre o arquirrival e o Palmeiras no Allianz Parque. Não que o Galo esteja descartado, longe disso. Só estacionou na tabela por causa da rapidez do Flu de Levir Culpi. De virada.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.