Topo

André Rocha

Revés do Flu e chance de definir logo o Carioca podem atrapalhar o Flamengo

André Rocha

29/06/2020 09h24

Imagem: Thiago Ribeiro / AGIF

O Flamengo liderou a pressão pela volta do Carioca em meio à pandemia com milhares de contaminados e mortos no Rio de Janeiro, sem contar a subnotificação por conta de testes insuficientes para o volume de casos.

O atual campeão brasileiro e da Libertadores retomou os treinamentos inicialmente sem autorização da Prefeitura. Foi o primeiro a voltar a entrar em campo, no dia 18 para vencer o Bangu por 3 a 0 no Maracanã. Os outros três grandes retornaram só dez dias depois.

Com a derrota do Fluminense para o Volta Redonda por 3 a 0 no Estádio Nílton Santos, o Flamengo ultrapassou o rival na classificação geral e, caso vença o Boavista, termina como maior pontuador das fases de grupos dos dois turnos e pode definir o título vencendo a Taça Rio, depois da conquista da Taça Guanabara.

Se não tiver mais nenhuma mudança, o calendário será de semifinal no próximo fim de semana e decisão no domingo seguinte, dia 12 de julho. Caso resolva logo o Carioca, o time rubro-negro teria quase um mês de inatividade até o início do Brasileiro, marcado para o segundo fim de semana de agosto, dias 8 a 9 – podendo ser prorrogado para o seguinte, 15 e 16, a pedido dos times paulistas.

Depois de mais de 90 dias sem partidas seria válido outros 30 de inatividade após quatro jogos? Definir rapidamente o Carioca era interessante no cenário antes da pandemia, com disputa de Libertadores em paralelo e a possibilidade de ganhar tempo de preparação para a competição mais longa, por pontos corridos.

Agora a chance de se tornar uma desvantagem é enorme, já que os demais concorrentes estariam recuperando ritmo com a retomada dos torneios locais e emendariam as decisões com a principal competição nacional. E o Flamengo parado…

É claro que comemorar um título sempre é saudável e os profissionais têm o direito de buscar decidir o mais rápido possível, sem dar chance para uma "zebra". Mas hoje para a equipe de Jorge Jesus seria mais produtivo disputar uma decisão em duas partidas. De preferência contra um grande, jogando Série A. Nível mais alto de competição.

O Fla é o maior vencedor do Carioca, com 35 títulos. Quatro à frente do Fluminense. O campeonato está longe de ser a prioridade na temporada, embora tenha ganhado relevância pelo contexto sem Libertadores e Copa do Brasil. O favoritismo é absoluto em qualquer circunstância e hoje a conquista pode ser tratada como obrigação.

No momento, porém, a necessidade de seguir jogando é maior que a de festejar e depois só treinar por mais um mês. A pressa pode ser castigada no início do campeonato mais importante.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.